29 abril 2011

CANCER DE MAMA E ESPIRITUALIDADE



O câncer de mama, por sua elevada incidência e mortalidade, está entre as doenças que mais provocam medo e preocupações na mulheres. O Apoio Social, através da relações familiares, de amizades, de trabalho e comunitárias - profissionais da saúde e religiosidade, tem demonstrado ser fator importante no auxilio de portadores de enfermidades.

Este artigo teve por objetivo contextualizar o leitor sobre a importância do Apoio Social, destacando o aspecto da espiritualidade, na vivência e no atendimento da paciente com câncer de mama. Foram encontrados diversos estudos que sustentam a correlação entre Apoio Social, Bem estar espiritual e a promoção da saúde física e mental. (AU)

Espiritualidade no tratamento do câncer 

O tema tem tanta relevância hoje na medicina que está em estudo na Organização Mundial de Saúde (OMS) a mudança do conceito de saúde de “Bem-estar biopsicosocial” para “Biopsicosocial e espiritual”.

Evidências científicas atestam que, especialmente no caso do câncer, em que o desgaste emocional e físico é imensamente maior para os pacientes, há uma resposta melhor ao tratamento quando existe suporte espiritual. Ultimamente, diversos congressos médicos têm abordado a importância desse tipo de assistência como elemento de saúde.

Como explica o cirurgião oncológico José Adalberto Oliveira, chefe da Divisão de Cirurgia do Hospital do Câncer I, do INCA, não há especificamente uma relação entre espiritualidade e câncer e sim, entre espiritualidade e saúde.

- O câncer ganha dimensão dentro deste aspecto por se tratar de uma doença predominante, sendo a segunda causa de morte em nosso país – destaca José Adalberto.
(Extraído do Blog nutricaoemoncologia.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário